Sindicato leva denúncias da categoria médica à FMB e entidade deve se pronunciar nos próximos dias

A presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dra. Mayra Pinheiro, participou, nessa quinta (30) e sexta-feira (1º), de reunião do Conselho Deliberativo da Federação Médica Brasileira (FMB), em São Paulo, onde dirigentes da entidade e representantes de sindicatos-base promoveram diversos debates de interesse da categoria médica, traçando metas para 2018, e apresentaram as atividades desenvolvidas nos últimos meses. Segundo o presidente da FMB, Dr. Waldir Araújo Cardoso, "os relatos de problemas são muito semelhantes: gestões públicas e organizações sociais que não pagam os médicos, problemas nas negociações de salários, falta de estrutura para trabalhar, entre outros. O Sindicato do Ceará foi o que nos apresentou os problemas mais graves e, por isso, iremos nos posicionar nos próximos dias”.

Além da aprovação das contas da FMB pelo Conselho Fiscal, os dirigentes aprovaram o calendário de reuniões para 2018. Uma novidade são as reuniões virtuais. Os diretores debaterão, por ambiente digital on-line, todas as questões relacionadas à entidade e aos sindicatos. “Programamos 10 reuniões para os próximos meses, além das reuniões virtuais do Núcleo. Além do custo ser infinitamente menor do que as reuniões presenciais, que não deixarão de acontecer, temos a chance de nos falarmos mais vezes”, destacou Dr. Waldir.

Os dirigentes ainda debateram sobre o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), que é desenvolvido em parceria com as demais entidades médicas nacionais e deverá ser realizado no primeiro semestre do próximo ano. Outro assunto em pauta foi a Frente Parlamentar da Medicina. Ainda neste mês de dezembro, será realizado o primeiro encontro para definição das atividades desta. Na oportunidade, a vice-presidente da FMB, Janice Painkow, representará a entidade.

Para o presidente da FMB, um grande aspecto positivo desse encontro foi observar a mudança positiva dos sindicatos em relação à questão de seus financiamentos. “Os dirigentes sindicais estão se posicionando de maneira diferenciada e mais propositiva para convidar os médicos a se aliarem aos sindicatos. Foram compartilhados vários casos interessantes”, afirmou.

“Encerramos o ano com a plena certeza do dever cumprido. Avançamos em muitas frentes de trabalho e, principalmente, cumprimos o nosso objetivo de promover a visibilidade da entidade, de fazê-la conhecida, de formar parcerias que possam contribuir para o cumprimento de nosso objetivo de garantias dos direitos dos médicos brasileiros e da saúde de qualidade a todos”, finalizou Dr. Waldir Cardoso.

Confira imagens do encontro:

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informação e fotos da FMB.