Corredômetro: confira os números deste 31 de agosto

Mais de 300 pacientes estão, nesta quinta-feira (31), sem leitos adequados, ‘alocados’ em corredores de cinco hospitais de Fortaleza. Esse triste número é do Corredômetro, um levantamento criado e divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), desde 21 de abril de 2015, para compartilhar com a sociedade o descaso das autoridades com a saúde pública, que traz sofrimento para pacientes e profissionais da área.

Desde dezembro de 2016, o Corredômetro - antes publicado diariamente e, depois, somente nos dia úteis - passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal. Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco', em unidades como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM).