Devedômetro: 14 prefeituras encerram julho em débito com médicos

O total de 14 prefeituras cearenses encerraram o mês de julho em débito com profissionais médicos. O levantamento é do Sindicato dos Médicos do Ceará, através da Campanha Devedômetro, que divulga – desde janeiro deste ano – as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas.

Figuram no Devedômetro no mês de julho, as Prefeituras de Acarape, Aracati, Arneiroz, Baturité, Catunda, Cruz, Fortaleza, Icó, Independência, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Mucambo, Potengi e Ubajara.

Saíram do Devedômetro

De janeiro a julho, 12 municípios que tinham débitos com médicos cumpriram seus compromissos e saíram do Devedômetro. São eles: Aracoiaba, Beberibe, Canindé, Caridade, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Jaguaruana, Madalena, Maranguape, Pacajus e São Benedito.

Sobre o Devedômetro

A campanha funciona assim: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso; após checada a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através de sua Assessoria Jurídica; esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.

Como acionar o Sindicato

Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos através dos seguintes canais: email secretariaexecutiva@sindmedce.org.br; e Canal do Médico, aplicativo para smartphones, disponível tanto para IOS como para Android, respectivamente, na Apple Store e no Google Play.