Sindicato promove Fórum Internacional de Sistemas de Saúde Universais

O Sindicato dos Médicos do Ceará realiza, nos dias 24 e 25 de março, na nova sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMEC), em Fortaleza, o Fórum Internacional de Sistemas de Saúde Universais – Modelos de Gestão e Inovação em Saúde. O evento, gratuito, é voltado para médicos e ou gestores da Saúde Pública e objetiva promover o aprimoramento e o desenvolvimento de competências através de discussões sobre temas como gestão, reitoria, financiamento e inovação em saúde, por meio do intercâmbio de experiências nacionais e internacionais.

Inscreva-se aqui!

O Fórum contará com palestras de autoridades como: o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital; a Profª Dra. da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Dra. Lígia Bahia; o representante do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), Dr. Francisco Armada; o economista e diretor de pesquisa emérito do Laboratório de Economia e Sociologia do Trabalho na França, Phillippe Mossé; o assessor internacional da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) em Portugal, Dr. André Biscaia; o subsecretário de Coordenação de Programas de Saúde no Ministério da Saúde da Província de Córdoba, na Argentina, Dr. Diego Alonso; a membro fundadora e coordenadora de pesquisa do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS), Dra. Eleonor Conill; o professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês (SP), Dr. Gonzalo Vecina Neto; o mestre em Saúde Pública e Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Dr. Ivan Batista Coelho; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), Dr. Josete Malheiro Tavares; o diretor de Gestão de Pessoas no Hospital Sírio-Libanês (SP), Fábio Patrus; o secretário de Saúde do Estado do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa; e a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza-CE, Dra. Joana Angélica.

Confira aqui a programação completa do evento.

Para a presidente do Sindicato, Dra. Mayra Pinheiro, através da iniciativa inédita a entidade busca contribuir para o desenvolvimento de soluções e estratégias exitosas que possam melhorar a qualidade da assistência de Saúde atualmente ofertada e as condições do exercício profissional na área. “Diante das graves e recorrentes situações que depõem contra a qualidade da Saúde Pública, da qual pacientes e profissionais são usuários e ou agentes do sistema, nada mais oportuno que promover este Fórum de ideias e debates, compartilhando a experiência de diversos países. O Sindicato dos Médicos do Ceará entende que deve sim ter responsabilidade na busca de soluções para tantas questões que são pauta de denúncias da entidade. Somos partícipes do processo e queremos dar a nossa contribuição”, ressalta a médica.

O evento também é realizado em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), com o apoio do Centro Universitário Unichristus, e da Universidade de Fortaleza (Unifor), além de patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Unimed Fortaleza e dos laboratórios Clementino Fraga e Emílio Ribas.