Saúde financeira: Sindicato envia Boletos da Contribuição Social 2018 aos filiados

Saúde Financeira

O Sindicato dos Médicos do Ceará envia, esta semana, via Correios e por email, o boleto da Contribuição Social 2018, no valor de R$ 480,37 e com vencimento para 28 de fevereiro (última quarta-feira do mês). A referida contribuição associativa é enviada aos médicos filiados cuja opção de pagamento é via instituição bancária. Aos pagamentos realizados após o vencimento, serão acrescidos multa de 2% e juros de 1% ao mês.

Leia ainda: Sindicato informa que não emitirá Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana 2018

Em nota publicada no jornal O Estado do último dia 10, foi divulgado o reajuste do valor da referida contribuição, que passou de R$ 442,34 para R$ 480,37, em virtude deste encontrar-se congelado desde 2016 e da necessidade de readequação financeira do Sindicato, após a aprovação da Lei 13.467/2017 – denominada Reforma Trabalhista –, que desobrigou a categoria do pagamento do Imposto Sindical, o que gerou uma perda de receita considerável à entidade. O reajuste foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 03 de janeiro último.

Vantagens de ser sócio
A Contribuição Social destina-se ao fortalecimento da entidade que, legitimamente, representa a classe médica nos constantes embates, visando assegurar aos profissionais o pleno desempenho ético da Medicina, melhores condições de trabalho e de remunerações. Por isso, além de trabalhar intensamente pela promoção da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da Saúde no Ceará e no Brasil, o Sindicato também busca renovar e ampliar convênios e serviços para levar mais benefícios que proporcionem segurança, tranquilidade, orientação e condições exclusivas aos associados à entidade.

A presidente do Sindicato, Dra. Mayra Pinheiro, destaca a importância da Contribuição Social: “ela garante a participação do médico em todas as programações realizadas pelo Sindicato e a manutenção das atividades necessárias para assegurar a defesa profissional da categoria. Com o fim do Imposto Sindical, que era obrigatório e passou a ser facultativo, a única forma de o médico garantir seu apoio e participação é se associando e contribuindo com o valor de R$ 1,33 por dia. Imagine então, que com o valor equivalente a um pão francês com manteiga, pode-se contribuir para a defesa da Medicina, do ensino médico e do trabalho médico”.

Em caso de extravio
Em caso de não recebimento, perda ou extravio do Boleto, os filiados devem solicitar, até cinco dias úteis antes da data de vencimento, a emissão da segunda via diretamente ao Sindicato (Rua Pereira Filgueiras n° 2020, 9º andar, no bairro Aldeota, Fortaleza-CE), pelo telefone (85) 3261.4788, ou ainda através do email atendimento@sindmedce.org.br.

Mais sobre Contribuição Social
A Contribuição Social é a que o sócio sindicalizado faz, facultativamente (conforme art. 5o, inciso XX da Constituição Federal), a partir do momento que opta em filiar-se ao seu Sindicato representativo. Esta contribuição pode ser feita através do desconto mensal em folha de pagamento – do Estado, do Município e ou da Unimed – e ainda através de débito bancário autorizado junto ao Sicredi. Também há as opções de pagamento via boleto ou com cartão de crédito ou débito. Estas últimas formas, no cartão, são válidas somente na sede do Sindicato, em Fortaleza.