Sindicato solicita ao Secretário de Segurança inclusão de unidades de saúde no ‘Ceará Pacífico’

Saúde Precisa de Segurança

Da esquerda para a direita: Dr. Edmar Fernandes, Dr. Márcio Pinheiro, Dra. Mayra Pinheiro, Dra. Silvana, Secretário André Costa e Dra. Adriana Paula Araújo da Silva Melo.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (5), no gabinete do Secretário Estadual de Segurança, André Costa, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dra. Mayra Pinheiro, solicitou a inclusão de unidades de saúde no Pacto por um Ceará Pacífico que abrange programas, projetos e ações do Governo do Estado voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Leia ainda: Sindicato consegue apoio parlamentar para projeto de segurança na Saúde e solicita reunião com Secretário de Segurança

Na ocasião, a médica apresentou ao secretário o relato de denúncias enviadas ao Sindicato, bem como os registros de reportagens da imprensa, mostrando o agravamento da situação de insegurança, de profissionais e pacientes, nas unidades de saúde do Ceará.

“Da mesma forma que se pretende viabilizar a presença de agentes de segurança nas escolas estaduais, para evitar atos de violência contra profissionais da educação e alunos, solicitamos que, inicialmente, ao menos naquelas unidades de saúde em que já foram comprovados repetidos casos de violência e nas que são consideradas de alto risco, como o Frotinha da Parangaba [Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira] e o IJF [Instituto Doutor José Frota], seja destacado um efetivo policial para resguardar a segurança de profissionais e pacientes”, destacou Mayra Pinheiro.

O secretário André Costa recebeu a solicitação com receptividade e afirmou que tal proposta pode ser viabilizada. O Sindicato, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), fará uma lista com os nomes das unidades que necessitam de efetivo e  enviará ao secretário, até o fim desta semana, para que ações de segurança possam ser traçadas.

Também participaram da reunião: a médica e deputada estadual Dra. Silvana; além dos diretores do Sindicato, Dra. Adriana Paula Araújo da Silva Melo, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Márcio Pinheiro.

Saúde Precisa de Segurança

O encontro, solicitado através de ofício protocolado no dia 16 de maio último, marca mais uma ação da campanha Saúde Precisa de Segurança, lançada em 26 de julho de 2016 pelo Sindicato, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC) e o CREMEC, com o objetivo alertar as autoridades locais e a sociedade sobre o estado de insegurança de profissionais e pacientes nas unidades de saúde do Ceará.

Imagens da reunião: