Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo

Desde 2014, o mês de setembro é marcado por ações de conscientização sobre o suicídio no Brasil. Iniciadas pelos Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as ações pretendem alertar sobre as taxas de suicídio no Brasil e no mundo e sobre as formas de prevenção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o suicídio e as tentativas de suicídio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentivou os países a desenvolver e reforçar estratégias de prevenção. De 120 países, apenas 28 possuem uma estratégia nacional de prevenção. O Brasil está entre eles.

Neste ano, o mote da campanha do Setembro Amarelo é “Falar é a melhor solução”. Segundo a OMS, no mundo todo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. A Organização estima que 9 em 10 casos de suicídio podem ser evitados. A alta taxa de possibilidade de prevenção acontece por se tratar de doenças mentais.

O Ceará ocupa o 5º lugar no ranking de suicídios do Brasil, de acordo com o 10º Anuário de Segurança Pública. Em 2015, foram 533 suicídios no Estado. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina lideram o ranking.

Procure ajuda

O CVV tem vários canais de atendimento. É possível conversar pelo chat no site, através do telefone 141, Skype, e-mail ou nos postos de atendimento. O atendimento é realizado por um voluntário e com total anonimato, o que for dito permanecerá sob estrito sigilo. O CVV disponibiliza também, online, um manual de prevenção do suicídio para profissionais de saúde.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) possui acompanhamento psicológico no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami). O Nami funciona na Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, no bairro Edson Queiroz. Telefone: (85) 3477.3611.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) também disponibiliza atendimento especializado. O Programa de Apoio à Vida (Pravida) realiza atendimentos no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O Pravida é localizado na Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, no Rodolfo Teófilo.

Fonte: Revista Saúde Fortaleza

Close