Vídeo do Sindicato pauta programa especial, exibido pela Rede Record Nacional e Internacional, sobre o caos na Saúde

Na madrugada desta quinta-feira (4), o programa "Fala Que Eu Te Escuto", da TV Record – em rede nacional e internacional –, abordou a crise na Saúde Pública do Brasil pautando-se no vídeo produzido pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em dezembro último, que destaca o 'horror' vivido por profissionais da área através de uma adaptação inédita da música “Um Novo Tempo”Na oportunidade, a presidente do Sindicato, Dra. Mayra Pinheiro, e o médico José Otho Leal Nogueira, ao qual o vídeo homenageia, participaram ao vivo do programa – via Skype –, que também contou com as participações do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do Deputado Federal Celso Russomanno, além de telespectadores.

Destacando os seus 54 anos de exercício da Medicina, Dr. José Otho falou sobre o desabafo que proferiu no vídeo, como consequência da impossibilidade de aceitar a triste situação das unidades de saúde, que, segundo ele, atingiu um ponto crítico de intolerabilidade e revolta. A Dra. Mayra Pinheiro, por sua vez, afirmou que essa é uma realidade não apenas do Ceará, mas compartilhada por médicos e profissionais de Saúde de outros estados do País. Citando dados da Controladoria Geral da União, a presidente do Sindicato responsabilizou a corrupção, a má gestão e a falta de recursos como fatores desencadeantes dessa grave crise.

Em sua participação, o Deputado Celso Russomanno, dentre outras análises, parabenizou os médicos pela coragem de denunciar através do vídeo e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi enfático ao destacar que o problema dos hospitais do Ceará e de outros estados é "falta de gestão". Segundo ele, falta capacidade administrativa e um melhor gerenciamento dos recursos que existem.

Para 86% dos telespectadores que participaram do programa respondendo enquete sobre o tema “A Saúde pede socorro: má-administração, má-vontade ou escassez de recursos públicos?”, a má-administração é o maior problema da Saúde Pública.

Assista ao programa completo: