Voluntários da Campanha “Médicos por Amor” se mobilizam para início das atividades

Médicos participantes da Campanha “Médicos por Amor” se reuniram, nesse sábado (24), no Sindicato dos Médicos do Ceará, para planejar o início das ações de trabalho voluntário a ser prestado nas cidades cearenses que contavam com a assistência dos intercambistas cubanos no Programa Mais Médicos. O objetivo é que os profissionais ofereçam atendimento voluntariamente, a partir desta segunda-feira (26), seguindo até a conclusão da seleção dos novos médicos.

Leia mais: Sindicato dos Médicos do Ceará apoia campanha “Médicos por Amor”

Segundo o primeiro balanço da Campanha, idealizada pelos médicos Dr. Paulo Vasconcelos e Dra. Mayra Pinheiro, 211 profissionais se voluntariaram e nove cidades já se inscreveram para recebê-los: Ibiapina (303 km distante de Fortaleza); Irauçuba (154 km); Itaiçaba (166 km); Jaguaribara (286 km); Novo Oriente (395 km); Pentecoste (91 km); Santa Quitéria (221 km); Santana do Acaraú (281 km); e Umirim (95 km).

A pediatra Dra. Mayra Pinheiro explica que a proposta da iniciativa é envolver os profissionais numa corrente de solidariedade por meio da prestação de atendimentos voluntários às pessoas mais necessitadas, não permitindo que elas fiquem desassistidas durante a reformulação do Programa. “Resolvemos chamar os médicos para elaborarmos um grande cadastro de voluntários com o intuito de atendermos a população. A ideia é cobrirmos todas as cidades do interior do Ceará que contavam os serviços dos intercambistas cubanos”, enfatiza.

O presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, destaca que a campanha de trabalho voluntário demonstra a preocupação da categoria médica em não deixar que as pessoas sejam afetadas pela ausência de profissionais. “Apoiamos essa ação, pensada por um grupo de médicos, porque acreditamos na força da solidariedade. Este é um exemplo que com união e vontade tudo se torna possível”, relata.

A expectativa é que o período de voluntariado seja de cerca de 30 dias, sendo concluído em 25 de dezembro. Os médicos interessados em fazer parte dessa campanha podem se inscrever por meio do link de adesão via WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GEP038rUsZXGWL66esEGRu ou no telefone (85) 98956.5419. Neste contato, as Prefeituras e as Secretarias de Saúde dos municípios também poderão se cadastrar para receber os voluntários.