Sindicato em

Notícias

Notícias

Comunicado sobre a informação de que os cardiologistas do Hospital Monte Klinikum poderão ser substituídos pela Telemedicina

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi surpreendido, neste sábado (16), com a informação de que os cardiologistas do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, serão dispensados de suas funções e substituídos pela Telemedicina, atendimento médico à distância. Ou seja, os pacientes que procurarem a unidade não serão mais recebidos por especialistas “in loco”, mas por profissionais situados em outras regiões do País, colocando em risco a segurança do diagnóstico e tratamento, principalmente, em questões graves, como os problemas cardíacos.

A implementação da tecnologia está se baseando na Resolução n° 2227/2018 do Conselho Federal de Medicina (CFM), cuja previsão autoriza os médicos brasileiros a realizarem consultas online, telecirurgias, telediagnóstico, dentre outras formas de atendimento médico à distância. Contudo, a norma ainda não está em vigor, tendo em vista as inúmeras ações que seguem sendo promovidas por diversas entidades questionando pontos importantes envolvendo o assunto.
O Sindicato dos Médicos do Ceará informa que várias medidas estão sendo adotadas, junto ao Sindicato dos Médicos da Paraíba e da Bahia, a fim de suspender a Resolução. Na última segunda-feira (11), a entidade ajuizou Ação Ordinária, com pedido de Tutela de Urgência, em face do Conselho Federal de Medicina (CFM), para conter a Resolução.

As entidades compreendem a importância da tecnologia na Medicina, desde que essa implantação seja debatida com os Conselhos Regionais, entidades médicas, profissionais e sociedade civil, sobretudo, tendo em vista as consequências graves que tal Resolução representa à saúde da população e à segurança do médico.

O Sindicato dos Médicos do Ceará acompanhará a situação do Hospital Monte Klinikum e adianta que realizará uma reunião, nesta semana, entre os gestores da unidade solicitando esclarecimentos acerca de tal decisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

logo---sindmed-2018---branco.png

Rua Pereira Filgueiras, 2020, 9º Andar - Aldeota
CEP: 60160-194 / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3261-4788 / 98956-5419
Email: atendimento@sindmedce.org.br
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira 

 

Receba os nossos Boletins de Notícias!

Não enviamos Spam! Fique atento ao seu e-mail.