Sindicato dos Médicos aciona Ministério Público para investigar ausência de Concurso Público pela Prefeitura de Fortaleza

O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou, nesta terça-feira (03), o Ministério Público do Trabalho do Ceará denunciando a Prefeitura de Fortaleza que optou por realizar Seleção Pública para a contratação por tempo determinado de médicos por meio do Edital nº 147/2019 para atuação no Programa Saúde da Família (PSF). A contratação dos aprovados ficará submetida ao regime jurídico-administrativo cuja validade será de um ano, prorrogável por mais um ano. A escolha pela Seleção Pública fere o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) n° 115/2014, firmado nos autos do Inquérito Civil n° 995/2013, no qual o Município se compromete a realizar Concurso Público para a área da saúde.

Leia mais: Sindicato em ação: médicos aprovados em concurso são convocados para atuar no IJF

Sindicato em ação: vitória na Justiça garante direito dos médicos de Juazeiro do Norte solicitarem restituição de valores descontados indevidamente

“A decisão da Prefeitura de Fortaleza demonstra uma enorme falta de respeito não apenas com os médicos, mas também com a população. Há anos solicitamos que a Prefeitura cumpra o seu papel e realize Concurso Público, pois sabemos da importância da continuidade dos cuidados com a saúde. Continuaremos trabalhando para que os direitos dos profissionais e da população sejam resguardados”, destaca Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato.

Segundo apuração da Assessoria Jurídica da entidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alega que a seleção está sendo realizada em critério de excepcionalidade e visando o interesse público, informando que os aprovados serão lotados nas Unidades de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (UAPS/SMS), segundo critérios de conveniência e oportunidade, no interesse da Administração Pública. Contudo, tal situação já perdura há algum tempo, conforme se comprova com a realização de diversas seleções.

Diante disso, o Sindicato dos Médicos seguirá acompanhando o pedido de investigação feito junto ao Ministério Público quanto à legalidade e adequação dos procedimentos realizados pela administração pública de Fortaleza nesta Seleção Pública.