O Sindicato dos Médicos do Ceará, junto com as demais entidades sindicais da área da saúde, participou, na última quinta-feira (07), de uma reunião na Assembleia Legislativa do Ceará, com os deputados. O objetivo da reunião foi o de sensibilizar e pedir apoio dos parlamentares para a implantação do projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, na última quarta-feira (06), de uma audiência com a 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá para tratar sobre a ausência da remuneração devida aos médicos contratados pelo município de Quixadá. A audiência ocorreu de forma virtual através da plataforma Teams.

O Sindicato dos Médicos do Ceará publicou, nesta quinta-feira (07), no jornal O Estado, edital de convocação para todos os médicos associados e não associados que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada na próxima segunda-feira (11). O objetivo é deliberar sobre possível paralisação das atividades em razão da ausência de dois meses de pagamento dos profissionais, forma de contratação, e outros assuntos de interesse da categoria.

O Sindicato dos Médicos do Ceará realiza, desde 2016, todo mês, o levantamento do número de pessoas à espera de um leito nos corredores das cinco principais emergências dos hospitais públicos de Fortaleza, chamado de Corredômetro. Em setembro, o Corredômetro registrou 65 pacientes nos corredores. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (04).

O mês de setembro encerrou com 18 municípios cearenses em débito com os salários dos médicos, segundo aponta o Devedômetro, levantamento realizado mensalmente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. São eles: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Alto Santo, Baturité, Caridade, Catunda, Caucaia, Chaval, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mulungu, Icó, Itapipoca, Ipueiras, Pacajus, Pires Ferreira e Quixadá.

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, na noite da última quarta-feira (29), de forma virtual, a Assembleia Geral Extraordinária com os médicos servidores estaduais para deliberar sobre projeto de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Todos os presentes aprovaram as propostas e ficaram satisfeitos com o projeto.

A Cooperativa dos Psiquiatras do Estado do Ceará (Coopec) respondeu notificação do Sindicato dos Médicos do Ceará, na última quarta-feira (28), sobre o atraso salarial de dois meses dos médicos psiquiatras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral II - Dr. Nilson de Moura Fé, em Fortaleza. O Sindicato havia notificado a cooperativa após visita do diretor financeiro, Dr. Edmar Fernandes, ao local no qual foi informado sobre a pendência nos pagamentos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará continua em busca ativa pela implantação  do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos médicos servidores do Estado. Um estudo econômico feito pela entidade, utilizando a calculadora do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, aponta que, desde 2008 sem reajuste, os médicos servidores estaduais do Ceará acumulam uma defasagem salarial de 105,88%.

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30