Sem segurança, profissionais e pacientes são roubados na UPA do bairro Itaperi

Mais um caso grave de violência foi registrado em uma unidade de saúde de Fortaleza. No último dia 27 de dezembro, bandidos armados invadiram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Itaperi e roubaram profissionais e pacientes. O local, sob administração da Prefeitura, conta apenas com segurança patrimonial, enfrentando situação de vulnerabilidade semelhante a dos postos de saúde.

Leia mais: Prefeito de Fortaleza não atende solicitação do Sindicato e postos de saúde continuam sem segurança

Sindicato dos Médicos denuncia toque de recolher em Posto de Saúde no bairro Quintino Cunha

Cientes da gravidade do caso, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, acompanhado do representante do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Dr. Marcelo Esmeraldo, visitaram a unidade e verificaram o contexto de insegurança vivido diariamente. “Precisamos de uma medida urgente que garanta não apenas a segurança patrimonial, mas, principalmente, a vida dos profissionais e pacientes. As unidades de saúde precisam ser, sobretudo, locais seguros. Continuaremos cobrando as autoridades responsáveis a implantação de ações efetivas de segurança”, destaca o presidente do Sindicato.

Em novembro, após paralisações dos médicos da Atenção Básica, solicitando segurança nos postos de saúde, a Prefeitura não atendeu aos apelos do Sindicato para que as equipes de segurança retornassem às unidades. Durante reunião, o prefeito propôs que apenas 10 das 112 unidades de atenção básica fossem contempladas com segurança, sendo selecionadas, segundo ele, pelo critério do número de registros de ocorrências criminosas. Assim, 102 postos de saúde de Fortaleza seguiriam sem segurança, colocando em risco a vida de médicos, demais profissionais da saúde e pacientes.

Nesta quarta-feira (02), o Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da Assessoria Jurídica, oficiará a Prefeitura de Fortaleza e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), André Costa, solicitando que sejam implementadas medidas urgentes a fim de garantir a preservação da vida de profissionais e pacientes.

Saúde precisa de segurança
A importante mobilização ganhou força à medida que a Prefeitura não apresentou proposta sobre a pauta de reivindicações da categoria, a despeito das inúmeras tentativas de negociação dos profissionais com a gestão, via atuação do Sindicato, por meio do diálogo propositivo, mobilizações e ações da Campanha Saúde Precisa de Segurança, cujo objetivo é alertar as autoridades e a sociedade sobre a insegurança de pacientes e médicos no exercício da profissão. Inclusive, ciente da gravidade da situação, o Sindicato solicitou, em julho de 2017, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), a inclusão de unidades de saúde – com recorrentes casos de violência registrados – no Programa “Ceará Pacífico”.

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30