COVID-19: Sindicato solicita ao MPT-CE recomendações às Unidades de Saúde sobre retorno de médicos com vulnerabilidades

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, na última sexta-feira (26), ao Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-CE), no qual solicita ao órgão que elabore recomendações às Unidades de Saúde Públicas e Privadas sobre o retorno dos profissionais médicos que estavam afastados de suas atividades, pois se enquadravam no grupo de risco da COVID-19.

Ler ainda: Sindicato cobra celeridade no afastamento de médicos do grupo de risco no Complexo Hospitalar da UFC

Sindicato solicita realocação e/ou dispensa imediata de médicos em condições de vulnerabilidade que seguem na linha de frente no combate ao coronavírus

Desde o início da pandemia, o Sindicato vem atuando para que médicos em condições de vulnerabilidades, como idosos, portadores de doenças crônicas, imunodeprimidos e gestantes, sejam afastados ou realocados de áreas que apresentem risco de contaminação, sem prejuízo aos profissionais. Com o início das movimentações internas no setor público e privado a respeito da volta desses profissionais às atividades, a entidade pede que o referido órgão, com base em sua competência, atue no monitoramento desse retorno, para que sejam garantidos todos os direitos dos trabalhadores médicos.

Para o presidente interino do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, a iniciativa é mais uma forma da entidade demostrar e ampliar o seu contínuo trabalho em resguardar, de forma prioritária, a Saúde da categoria médica. “Quando a pandemia começou, uma de nossas preocupações foi de proteger o profissional do grupo de risco. Atuamos junto às unidades para que fosse garantido o afastamento ou realocação deste. Agora, com as movimentações iniciais de retorno, querermos que o MPT-CE oriente a volta desses profissionais para que sejam garantidos todos os seus direitos”, defende.