Sindicato participa de reuniões para acompanhar transferência do serviço de pediatria do HGF

O Sindicato dos Médicos do Ceará esteve presente em reunião, na última quinta-feira (06), com membros do Conselho Estadual da Saúde (Cesau) e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) para discutir a transferência do serviço de pediatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), além dos seus impactos na atenção à Saúde de crianças e na atuação médica. O Sindicato também participou, no dia 28 de julho, de Audiência Pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE) para discutir a temática.

Leia mais: Em comemoração ao Dia dos Pais, Sindicato visita e presenteia médicos do Hospital da Messejana

Em formato de vídeo, Sindicato lança Boletim de Notícias Mensal com ações realizadas em julho

Em julho, a Sesa informou sobre a transferência do serviço de pediatria do HGF para o Hias, sem a devida consulta dos médicos da Unidade. Durante a reunião com a Cesau, os profissionais médicos presentes mostram-se preocupados com a mudança, alegando a falta de discussão do assunto com pediatras, a possível perda da qualidade do serviço com a transferência para o Hias e as implicações para os pacientes e seus familiares com a modificação.

“A pediatria do HGF funciona há mais de 50 anos e é referência no Estado, tendo alcançado diversos feitos. Por isso, queremos mais detalhamentos sobre a mudança. O Sindicato está acompanhando a situação, considerando a preocupação recorrente dos pediatras”, explica o presidente interino do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

A Assessoria Jurídica da entidade se coloca à disposição dos médicos atuantes na pediatria do HGF para o recebimento de denúncias e reclamações. O Sindicato ressalta a importância de ser apresentado, por parte das autoridades públicas, o planejamento necessário em quaisquer mudanças em setores essenciais da rede pública de Saúde, assim como a possibilidade de ampla discussão, principalmente, com aqueles que estão na linha de frente da prestação do serviço, como os profissionais médicos.