Saúde em Destaque 2020: candidatos à Prefeitura de Fortaleza recebem Carta de Reivindicações da categoria médica

O Sindicato dos Médicos do Ceará, no uso de suas atribuições enquanto entidade representativa da categoria médica e interessada na implementação de políticas públicas voltadas para a Saúde, realizou, nesta terça-feira (20), o Saúde em Destaque – 3º edição (eleições 2020), evento de assinatura e entrega das reivindicações dos profissionais médicos aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no pleito vigente. O evento foi transmitido ao vivo pela rede social Youtube.

Leia ainda: Saúde em Destaque: Sindicato dos Médicos convida candidatos à Prefeitura de Fortaleza para entrega das reivindicações da categoria médica

Sindicato se reúne com novo secretário de Segurança Pública do Ceará para discutir reivindicações de médicos peritos

Em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus e seguindo todas as diretrizes de proteção e segurança, o Sindicato optou por convidar para o Saúde em Destaque apenas os quatro mais bem colocados candidatos nas pesquisas de intenção de votos mais recentes. Estiveram presentes e assinaram o documento os candidatos Capitão Wagner (PROS) e Heitor Férrer (SOLIDARIEDADE).

A candidata Luizianne Lins (PT) foi convidada para participar do Saúde em Destaque, confirmou sua presença, mas, por uma questão de conflito em sua agenda, segundo sua assessoria, não pode comparecer ao evento. Como é de conhecimento público, o candidato Sarto (PDT) testou positivo para Covid-19 e não pode participar. Dessa forma, o candidato a vice-prefeito de sua coligação, Élcio Batista (PSB), foi convidado para representar o candidato. Apesar de ter confirmado a sua participação, Élcio também não pode comparecer ao evento. De última hora, a sua assessoria alegou incompatibilidade em sua agenda.

Primeiro a se apresentar, Capitão Wagner prometeu agilizar os processos de agendamento de consulta na rede de Saúde pública municipal por meio de aplicativo no celular, reestruturar toda a rede de atendimento secundário, como os Hospitais Distritais (Os Frotinhas), além de melhorar as condições salariais e de trabalho dos médicos psiquiatras que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Já o candidato Heitor Férrer (Solidariedade) se comprometeu a criar um programa para diagnóstico precoce do câncer de mama, ovário e útero, e outro onde pretende firmar parcerias com clínicas privadas de oftalmologia para o tratamento de doenças visuais. Em relação aos profissionais médicos, o candidato prometeu concurso público para a categoria.

Para o presidente interino do sindicato, Dr. Leonardo Alcântara, que mediou as apresentações, devido ao cenário atual de enfrentamento à Covid-19, nunca foi tão importante discutir políticas públicas e soluções sérias para a Saúde como agora. “Além de apresentar a carta de reivindicações dos médicos, cujo seu cumprimento é condição incontornável para assegurar o exercício da Medicina de qualidade, nosso objetivo também foi dar a oportunidade aos candidatos discutirem suas propostas específicas para a área. Devemos lembrar que o sucesso de um bom gestor público é reflexo do seu comprometimento com a área da Saúde”, ressalta.

Das reivindicações

Considerando o empenho dos médicos e de outros profissionais da Saúde para atender com respeito, competência e qualidade as inúmeras demandas da população cearense no âmbito da Saúde do Estado, em muitas situações dando seu máximo em condições adversas, as reivindicações são voltadas para a valorização médica e desenvolvimento de ações na área da Saúde.

Cabe enfatizar que, pautada na transparência e na isenção, a entidade médica sempre estará disponível para negociação e diálogo construtivos com os entes públicos e espera fortalecer o processo de entendimento com todos os setores que podem agregar contribuições ao debate sobre as políticas de Saúde.

Confira na íntegra o Saúde em Destaque – 3º edição (eleições 2020), clicando aqui.  .