Em ofício à Sesa, SMS e HU, Sindicato solicita inclusão de anestesistas no Plano de Vacinação contra Covid-19

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quarta-feira (20), para o Hospital Universitário Walter Cantídio, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria de Saúde Municipal (SMS), no qual solicita a inclusão dos médicos anestesistas no rol de profissionais da Saúde que pertencem ao grupo prioritário no Plano de Vacinação contra a Covid-19, tanto na esfera estadual como municipal.

Leia mais: Em ofício à Sesa, Sindicato solicita atuação como posto de vacinação contra Covid-19 para médicos

Em ofício ao Ministério da Saúde, Sindicato solicita atuação como posto de vacinação contra Covid-19 para médicos

O Sindicato entende que este grupo especializado de profissionais não está lotado formalmente em local fixo, considerando que os locais de atuação e atendimento são exatamente as UTIs, os centros cirúrgicos e as emergências, ou seja, os anestesistas estão diariamente em contato com os pacientes com COVID-19 - inclusive, são estes médicos que têm contato direto com a via aérea dos enfermos e realizam a intubação, o que coloca este profissional em alto risco.

Além da inclusão dos anestesistas ao grupo prioritário, o Sindicato também pede à Superintendência do Hospital Universitário Walter Cantídio que, em nome do Princípio da Transparência, seja amplamente divulgado e publicado um documento com todas as informações pertinentes à vacinação, no qual contenha também a lista de nomes dos profissionais da Saúde que serão vacinados na Unidade, com as respectivas datas e motivos de prioridade.

No ofício enviado à SMS, a entidade também solicita a atuação como posto de vacinação contra a Covid-19 para médicos. A instituição oferece espaço físico próprio, além de armazenamento e aplicação da vacina, seguindo todo protocolo necessário. Com objetivo de colaborar com o processo de imunização destes profissionais, a proposta também foi enviada para o Ministério da Saúde e a Sesa.

A entidade reafirma o seu trabalho em prol da proteção e segurança dos médicos, principalmente, quando se trata dos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19.

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30