Sindicato em

Notícias

Notícias

DEVEDÔMETRO: Sindicato oficia Ministério Público solicitando auxílio na intermediação com Municípios devedores

Em mais uma ação do Devedômetro, ainda em abril, o Sindicato dos Médicos oficiou o Ministério Público do Ceará (MPCE) solicitando o auxílio da instituição na intermediação junto às gestões municipais para que sejam sanadas as dívidas com os médicos.

No documento direcionado ao MPCE, o Departamento Jurídico da entidade destaca que, apesar do número ser inferior ao apresentado nos últimos anos, através do Devedômetro, ainda há municípios que continuam desvalorizando e desrespeitando os seus profissionais médicos, que, em sua maioria, atuam na linha de frente no combate a COVID-19.

Leia mais: Para impedir privilégios, Sindicato solicita ao Ministério Público que fiscalize o cumprimento da vacinação contra Covid-19

Sindicato participa de audiência com Ministério Público sobre atrasos salariais dos médicos de Juazeiro do Norte

O Sindicato ressalta ainda que o Devedômetro geralmente não trata de dívidas ligadas aos médicos que são servidores públicos e sim tem relação com a vasta gama de médicos contratados pelos municípios, de forma geralmente precária, para atender à necessidade temporária e de excepcional interesse público através de chamamento público, seleção pública, contratação por RPA, dentre outras modalidades.

A grande problemática é que, ao ocorrer a mudança de gestões no Poder Executivo dos municípios, a gestão atual não reconhece o débito existente, alegando que este teria sido contraído por gestão anterior. O Departamento Jurídico da entidade lembra que em caso de atrasos salariais, o ônus não é da gestão atual, e sim do município, sendo obrigatoriedade o pagamento da dívida com os profissionais.

“A intermediação do Ministério Público junto as prefeituras municipais pode nos ajudar a sanar as dívidas com os médicos, evitando a judicialização dos casos, bem como os desgastes gerados por tais situações”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, Presidente do Sindicato.

O Sindicato reafirma seu compromisso de atuar intensamente para garantir o resguardo e a valorização da categoria médica cearense.

Devedômetro

Criado em 2017, o Devedômetro divulga os municípios em atraso com as remunerações e honorários médicos. Esse número já chegou a 33 gestões municipais inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos municípios já sanaram os seus débitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

logo-sindmed-2018-branco-rodape.png

Rua Pereira Filgueiras, 2020, 9º Andar - Aldeota
CEP: 60160-194 / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3261-4788 / 98956-5419
Email: atendimento@sindmedce.org.br
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira 

 

Receba os nossos Boletins de Notícias!

Não enviamos Spam! Fique atento ao seu e-mail.